data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal
No Brasil, Lázaro Velázquez exerceu as funções de treinador e dirigente
A equipe de atletismo da UFSM confirmou, na última segunda-feira, a parceria com o treinador cubano Lázaro Pereira Velázquez. Ele atuará como voluntário e assumirá o comando técnico das provas de fundo e meio-fundo.
- É uma satisfação imensa voltar a participar de uma equipe universitária. Toda a minha formação (como atleta e professor) foi dentro das universidades. Isso me faz conhecer muito bem o meio - disse Velázquez.
Mestre em Educação Física pela Universidade de Matanzas "Camilo Cienfuegos", o técnico possui experiência no atletismo e é considerado uma referência em provas de longa distância. Antes de se mudar para Caxias do Sul, em 1999, o cubano percorreu uma longa trajetória como atleta de alto rendimento em seu país. Foram 17 títulos nacionais entre as categorias sub-19, universitário e adulto, além de participações em campeonatos internacionais representando a equipe nacional pré-olímpica de Cuba.
No Brasil, Lázaro Velázquez exerceu as funções de treinador e dirigente. Um dos atletas que se destacou sob seu comando foi o santa-mariense Claudir Rodrigues, vencedor de diversas maratonas nacionais e internacionais. O desempenho no comando das equipes gaúchas chamou a atenção da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que lhe ofereceu o convite para o cargo de Gerente Nacional de Desenvolvimento.
Velázquez também já trabalhou na coordenação do Centro de Treinamento de Atletismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Olimpíadas do Rio 2016.
O convite para o cubano treinar os jovens talentos do atletismo da UFSM partiu do coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), Luiz Fernando Cuozzo Lemos.
- Eu estou muito contente em poder somar essa força e estamos acreditando muito no projeto do atletismo e do NIEEMS para dar resultado nos próximos anos - afirma Lemos. (Com informações da assessoria do NIEEMS da UFSM)