Atletismo

Treinador cubano Lázaro Pereira Velázquez orientará atletas da UFSM

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal
No Brasil, Lázaro Velázquez exerceu as funções de treinador e dirigente

A equipe de atletismo da UFSM confirmou, na última segunda-feira, a parceria com o treinador cubano Lázaro Pereira Velázquez. Ele atuará como voluntário e assumirá o comando técnico das provas de fundo e meio-fundo.

- É uma satisfação imensa voltar a participar de uma equipe universitária. Toda a minha formação (como atleta e professor) foi dentro das universidades. Isso me faz conhecer muito bem o meio - disse Velázquez.

Mestre em Educação Física pela Universidade de Matanzas "Camilo Cienfuegos", o técnico possui experiência no atletismo e é considerado uma referência em provas de longa distância. Antes de se mudar para Caxias do Sul, em 1999, o cubano percorreu uma longa trajetória como atleta de alto rendimento em seu país. Foram 17 títulos nacionais entre as categorias sub-19, universitário e adulto, além de participações em campeonatos internacionais representando a equipe nacional pré-olímpica de Cuba.

No Brasil, Lázaro Velázquez exerceu as funções de treinador e dirigente. Um dos atletas que se destacou sob seu comando foi o santa-mariense Claudir Rodrigues, vencedor de diversas maratonas nacionais e internacionais. O desempenho no comando das equipes gaúchas chamou a atenção da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que lhe ofereceu o convite para o cargo de Gerente Nacional de Desenvolvimento.

Velázquez também já trabalhou na coordenação do Centro de Treinamento de Atletismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Olimpíadas do Rio 2016.

O convite para o cubano treinar os jovens talentos do atletismo da UFSM partiu do coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), Luiz Fernando Cuozzo Lemos.

- Eu estou muito contente em poder somar essa força e estamos acreditando muito no projeto do atletismo e do NIEEMS para dar resultado nos próximos anos - afirma Lemos. (Com informações da assessoria do NIEEMS da UFSM)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inter estreia com derrota na Libertadores

Próximo

Atletas da Asena participam de avaliação da Confederação Brasileira

Esportes